Um evento fantástico!

IV Fantasticon: um sucesso

No último fim de semana rolou o IV Fantasticon, voltado para quem curte ou quer conhecer um pouco mais da literatura fantástica nacional.
Por dois posts falei um pouco do evento e com este eu fecho o ciclo.

Estive presente no sábado e domingo,  revi colegas e conheci outros pessoalmente. Além do contato com blogueiros parceiros e leitores que vinham caçar um autógrafo no Anno Domini, Território V e principalmente no lançamento de Imaginários 3, da Editora Draco (que esgotou no primeiro dia). Confesso que foi a melhor edição do Fantasticon em 4 anos e tudo tende a melhorar nos anos seguintes. O organizador Silvio Alexandre e toda equipe estão de parabéns.

Na banca da Moonshadows você tinha dezenas de bons títulos nacionais a disposição

Editor, autores, as blogueiras do Psychobooks e o pessoal da revista Fantástica

Ótimos bate-papos e palestras entre autores, workshops, além de um instigante teaser de “O Turno da Noite”, do best-seller nacional André Vianco. A banca da Moonshadows (sempre excelente no atendimento e nos descontos) foi a prova máxima de que a literatura fantástica nacional está emparelhada com a gringa, apresentando bons títulos, além de vários lançamentos (o triplo da Bienal, é bom frisar). O evento também teve um público bem amplo, do sul, Minas, Rio, que lotou sacolas com livros, saindo com um sorriso estampado no rosto, de felicidade e satisfação. Pois foi isso que o Fantasticon representou esse ano, mais forte do que antes: a união entre autores, leitores e blogueiros.

André Vianco e eu. O cara é um orgulho nacional.

Lidia Zuin, eu e Eduardo Spohr - alguns dos autores de Imaginários 3

Ana Carol, Dri (com sua alegria contagiante), Michelle (da Moonshadows) e eu

Aquisições no evento: só títulos nacionais

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NUNCA ESQUECE

Como você já tinha visto aqui, fui um dos convidados para o bate-papo de domingo, para falar sobre a literatura fantástica nacional. O teaser que bolei, inclusive, virou piada interna no evento, brincando com o tema do Quarteto Fantástico em quem seria, perigosamente, a Mulher Invisível? Bacana como o Eric Novello se mostrou um ótimo apresentador de talk-show, ao revelar sua performance na mesa, com uma desenvoltura que tirava gargalhadas da platéia. Confira um trechinho:

Eric talk-show

Encarando o microfone. Tensão.

E nossa, que platéia. O espaço estava lotado! Era quase assustador para um palestrante de primeira viagem. Nenhum começo é fácil. A primeira vez é tensa, mas depois melhora. Segundo alguns, eu estava bem nervoso no início e depois fui me soltando aos poucos. Coletei alguns depoimentos pelo twitter:

Ao menos serviu para perder o cabaço. A próxima será mais fácil. (Antonio Luiz, editor da CartaCapital, crítico e escritor)

Durante a mesa, o @DouglasMCT ameaçou desmaiar pelo menos umas 3 vezes. Fato! (Rober Pinheiro, companheiro de Imaginários 3)

Ah, você foi parando de encarar a mesa e passou a encarar a fera. Foi demais! As respostas ficaram mais longas. Eu fiquei super feliz quando você citou Hellboy. AMO Hellboy, é dark fantasy pura! (Tatiana Breves, leitora ferrenha de Fantasia e… dark-fantasy)

E fiquei realmente feliz com esse comentário de Edgard Refinetti, crítico de livros fantásticos no twitter:

A melhor definição que já ouvi de fantasia, de @DouglasMCT: “Fantasia é ficção sem fronteiras.”

Platéia lotada no bate-papo comigo e outros autores

O papo fluiu legal na mesa

O pessoal da mesa: Walter Tierno, eu, Eric Novello e Raphael Draccon

Não esquecendo da desenvoltura do Walter Tierno e dos depoimentos emocionados do Rapha Draccon no bate-papo. Enfim, só posso agradecer a todos que compareceram, prestigiaram, fizeram perguntas e trocaram uma ideia comigo antes ou pós-mesa. Apesar do nervosismo, foi um orgulho e uma grande emoção ter participado do Fantasticon. Logo vão disponibilizar os áudios das mesas e então atualizarei aqui para que você possa ouvir o que rolou nesse bate-papo. Enquanto isso, comunico que a Etapa Final 1 de copidesque de NECRÓPOLIS foi finalizada ontem. A Etapa Final 2 (ou Final Final) está acontecendo nesse momento, enquanto realizo outros trabalhos neste meio. Também estou preparando algumas surpresinhas para outubro e espero conseguir mostrar a maioria delas a tempo.

Devoradores de livros

O fandom e o olhar maligno

Para fechar, o Adriano Siqueira (escritor, colecionador, blogueiro), gravou várias entrevistas com outros autores no evento, que podem ser assistidos em seu canal. Eu também não escapei e falei rapidamente sobre NECRÓPOLIS no vídeo abaixo:

Indico aqui outros colegas que comentaram sobre o evento e vale conferir: Eric NovelloLeitura EscritaUniverso InsôniaWalter TiernoNínive LeikisAprendiz de EscritorGrinmelken, Livros em Série, Psychobooks entre outros. Peço que leia cada post, que vejo complementar ao outro. Também há mais fotos pra conferir aquiaqui e aqui. No meu álbum do Orkut (que é destravado, todos podem acessar) coloquei mais fotos também, e mais um bocado em meu Twitpic.

Para a semana que vem tem um post prometido faz tempo e talvez um extra. Aguarde.

Até!

Anúncios

3 Respostas to “Um evento fantástico!”

  1. […] # Douglas MCT [https://necropolissaga.wordpress.com/2010/09/03/um-evento-fantastico] […]

  2. Nieryka Says:

    Conheci o Fantasticon no ano passado, meio que por acaso, mas a cada ano é evidente que ele fica mais e mais delicioso. Novos autores, palestrantes, estórias maravilhosas e histórias emocionantes. Me encanta o empenho de todos os envolvidos, o esforço para transformar esses dias de Fantasticon em algo mágico para cada participante. André Vianco ministrando oficina mesmo tendo saído as duas da manhã da produção e filmagens do Turno da Noite, Raphael Draccon me fazendo, com suas palavras emocionantes, querer aplaudir de pé tanta garra. O romantismo e sensualidade das “meninas-vampiras” na mesa delas, o humor do Eric Novello..tanta gente, tantos sonhos compartilhados e nascendo num mesmo lugar. O Fantasticon é oque nós precisamos, sabe. Pelo menos durante alguns dias por ano a gente pode sonhar e fazer parte de um grande sonho coletivo. Não tem nada mais libertador. Obrigado a todos que fizeram possível esse mergulho em outro mundo.

  3. Douglas,
    Obrigado pela indicação!

    Parabéns pela palestra, cobertura e fotos bacanas! Ah! E nossa lista de compras teve 3 itens em comum:

    Cira e o Velho
    Neon Azul
    A Tríade

    Então aguardo seus comentários sobre os três.

    Sds,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: